Nossos apoiadores

  
* * * Envie você também a sua mensagem de apoio, através da caixa de comentários ao final desta página ou pelo e-mal sindijorpr2012@hotmail.com  * * *



"Vendo os nomes dos profissionais que integram a chapa Junto Somos + Fortes, podemos ficar tranquilos, pois estaremos muito bem representados. A somatória de colegas que já fizeram parte do Sindicato e que têm mais tempo de estrada com os mais novos, deve realmente resultar numa força de experiência, conhecimento e idealismo. É importante a gente poder contar com o apoio de uma entidade representativa e poder juntos pensar e projetar o futuro tanto dos profissionais, quanto mercados e oportunidades. Boa sorte, pessoal! Contem com meu voto e apoio!"

Sulamita Mendes, jornalista, professora na FAE, Esic e Centro Europeu. Consultora de Comunicação e marketing, integra o Conselho Fiscal do Sindijor-PR, entidade da qual foi diretora por duas gestões.




"Neste processo de reordenamento e democratização das comunicações e mídias sociais no mundo, o respeito a categoria de jornalistas, com a suas inúmeras pluralidades, se faz cada vez mais presente e necessário. E este processo se traduz também no respeito a profissão que abraçamos, e aos trabalhadores que a desempenham, garantindo as conquistas já obtidas, e discutindo novos avanços junto à categoria. Conheço boa parte dos companheiros que integram a chapa Juntos somos + fortes. Compartilho também dos seus ideais e comprometimentos com a nossa atividade, e com os demais movimentos sociais da classe trabalhadora, sempre na esperança de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária. Força e sorte na renovação da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Força e sucesso também nos desafios e lutas deste novo período sindical."

Julio Tarnowski Jr., ex-presidente do Sindijor-PR




"Foi só ver o time que compõe a chapa Juntos Somos Mais Fortes  para confiar. A história de cada um preenche todos os requisitos para um trabalho sério à frente do Sindijor. Contem com meu apoio."

Denise Mello, jornalista




“O Sindicato dos Jornalistas do Paraná tem uma história de conquistas e de resistência que merece ser valorizada. E só uma categoria mobilizada é capaz de garantir avanços na defesa dos seus direitos. Por isso, a participação de cada um nas eleições é de extrema importância. Conhecer as propostas que se apresentam – mesmo em chapa única –, participar das discussões relevantes para os jornalistas e votar nas próximas eleições sindicais são atitudes que fortalecem a classe.”

Lenise Aubrift Klenk, jornalista, gerente de Comunicação do Lactec, ex-diretora do Sindijor-PR



"Em tempos tão individualistas, é surpreendente ainda ter um grupo idealista lutando pelos direitos de muitos, de toda uma categoria. Só posso dar meu apoio! Sigam em frente!"

Adélia Lopes, jornalista aposentada, ex-Estado do Paraná, que dedicou sua vida ao jornalismo cultural.




"As propostas da chapa Juntos somos mais fortes estão voltadas aos reais problemas da nossa categoria. Deste grupo participam colegas dedicados, com atuações diferentes, mas conhecedores de nossas condições de trabalho e de nossas dificuldades. É uma formação que legitima a representação sindical, pelo caráter de diversidade, pluralidade, conhecimento e rede de contatos. Muitas discussões e muito trabalho esperam por eles, como a valorização do jornalista, o salário digno, a exigência da formação de nível superior específica para o exercício da profissão, o Conselho Federal de Jornalistas. Todos sabemos que não será fácil. Eles também sabem e não têm um pingo de medo. É por isso que eu apoio essa chapa”.


Thays Poletto, assessora de imprensa da Sanepar e professora na UniBrasil





"O Sindicato dos Jornalistas do Paraná tem se destacado como um dos mais atuantes da nossa categoria no país. Eu apoio a chapa Juntos Somos Mais Fortes porque ela resultou de um autêntico diálogo entre os jornalistas paranaenses, aglutinando aqueles colegas dispostos a levar adiante a luta sindical. Confio em que, ao renovar a direção mesclando veteranos e jovens, a chapa Juntos Somos Mais Fortes manterá o Sindicato no bom caminho que vem sendo trilhado até agora, de permanente mobilização da categoria na defesa dos seus direitos, de absoluta independência frente aos patrões e aos governos, e de compromisso com um jornalismo de qualidade a serviço da população. Acredito também no seuengajamento nas lutas sociais e no debate das grandes questões nacionais. As empresas jornalísticas vêm usando as novas tecnologias para aumentar a exploração dos jornalistas e a precarização do trabalho. Procuram nos dividir e enfraquecer a nossa resistência. Cabe aos sindicatos combativos um papel fundamental nesse contexto difícil. Certamente, Juntos Somos Mais Fortes para defender os jornalistas e o jornalismo!"

Pedro Pomar, editor da Revista Adusp (São Paulo). Foi candidato a presidente da Fenaj pela Chapa 2 (2010).




"Conheço o Guilherme desde os tempos da faculdades. Ele sempre esteve engajado com o movimento sindical. A credibilidade de outros colegas da chapa 1 – como o Celio Martins, o Soler, o Ismael, o Pedrão e o Filipi – também estão à toda prova. Conhecendo as pessoas, acredito que lutarão pelo melhor para a categoria, independentemente das propostas que agora apresentam." 


Katia Brembatti, repórter da Gazeta do Povo


"Com toda a certeza que apoio esta chapa. Vamos lutar sempre. Vamos lutar juntos para que a condição do profissional da imagem seja respeitada. Podem contar comigo sempre, e tenho certeza de que os colegas de diretoria da ARFOC-PR darão o apoio. Parabéns a todos por encarar este grande desafio. Mas, sem problemas... Juntos somos mais fortes!"


Valquer Aureliano, repórter-fotográfico






"A Arfoc-PR acredita fortemente que através da cooperação mútua entre profissionais e entidades haverá disposição pela valorização dos jornalistas paranaenses.  A chapa  "Juntos somos mais fortes", poderá alcançar mudanças e trazer inovações na forma de representação dos profissionais, pois o coletivismo e parceria estão no cerne desse grupo. Inclusive, surge aqui a oportunidade de trabalharmos no estreitamento de relações e de uma luta conjunta entre profissionais jornalistas de imagem e demais colegas pela valorização do profissional, por seus direitos  e por avanços no exercício do Jornalismo".



Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (Arfoc-PR)

"Eu apoio a chapa Juntos somos mais fortes porque se trata de jornalistas comprometidos com os interesses da categoria. As propostas apresentadas são aquelas que apontam a importância da valorização do profissional para que tenhamos um jornalismo de qualidade e com responsabilidade. Nós, da Fenaj, acreditamos que os jornalistas paranaenses merecem uma gestão sindical que dê continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado e que inclua a categoria nos debates nacionais, como é o caso da campanha em defesa da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão."


Celso Schröder, presidente da Fenaj


"Encontrar pessoas dispostas a representar uma categoria profissional, em tempos onde velhas crenças (neo)liberais insistem propagar que o individualismo teria vencido sonhos coletivos, é uma tarefa ousada. E este desafio não é exclusividade do campo jornalístico. Tampouco um dilema brasileiro! No Paraná, a boa notícia é a confirmação da chapa que se apresenta para dirigir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais, para o período 2012-2015. O nome do grupo - "Juntos somos mais fortes" - indica uma ponta do desafio que os jovens colegas colocam como prioridades no próprio cotidiano. Resta aos profissionais da categoria, que compreendem a complexidade do mundo contemporâneo em sintonia com a crescente demanda de ações coletivas, apostar neste ousado grupo de jornalistas dispostos a manter viva uma luta pela democracia. Afinal, contar e fortalecer a profissionalização do Jornalismo é, sem dúvida, uma das condições elementares para agendar os temas que, de fato, possuem relevância pública. E isso é tarefa para profissionais responsáveis. É esta leitura social que, neste momento, motiva o apoio aos colegas que formam a chapa "Juntos somos mais fortes"... por um Sindicato dos Jornalistas forte, respeitado e ousado, como é o exercício diário do Jornalismo!"


Sérgio Luiz Gadini, jornalista (graduado), doutor em Comunicação, coordenador do Projeto de Mestrado em Jornalismo da UEPG.




"Os próximos anos serão de muitos desafios para os jornalistas. O mercado muda rapidamente. Em todo Brasil a área de assessoria vem se tornando o principal mercado de trabalho. Normalmente, com condições de trabalho piores para os jornalistas. No Paraná, vendas de veículos de comunicação reconfiguram a organização empresarial do setor. Além disso, a convergência tecnológica traz novas tarefas cotidianas e novos desafios profissionais. Ainda não resolvemos a questão da nossa regulamentação profissional. E o momento é crucial para a democratização da comunicação, pois o governo deve mandar para o Congresso, em breve, o projeto de marco regulatório para a área. Não é hora de nós, jornalistas, estarmos desatentos. A chapa Juntos Somos + Fortes, encabeçada pelo jornalista e meu amigo Guilherme Carvalho, sabe bem a importância deste momento e está preparada, com experiência e sangue novo, para dar conta dos desafios deste momento crucial para a nossa categoria.”


Mário Messagi Júnior, professor da UFPR





"Eu apoio a chapa Juntos somos mais fortes porque o grupo apontou como prioridade a campanha pela "reposição do poder aquisitivo dos jornalistas, com aumento real sobre o piso salarial da categoria. A desvalorização da profissão atualmente reflete-se no baixo salário da categoria. Retomar a auto-estima dos jornalistas do Paraná passa prioritariamente pela valorização da remuneração."

Heliberton Cesca, repórter da Gazeta do Povo






"Nosso Sindicato vem de uma longa história de avanços na defesa dos jornalistas paranaenses. É importante nos mobilizarmos agora para manter a entidade na trajetória de crescimento da organização da categoria e na ampliação de suas conquistas. Participar da eleição, mesmo sendo chapa única, é respaldar nossa representação e mostrar nossa unidade."

Elza Aparecida Oliveira Filha, professora da Universidade Positivo







"Só quem se interessou em algum momento pelos problemas da nossa profissão (que não são poucos) é que sabe o quão complexo é o exercício da luta pelos nossos direitos. Então, de cara, todo esse pessoal da chapa "Juntos Somos + Fortes" já está de parabéns pela disposição em continuar na batalha. Todo o meu apoio e desejo de muita sorte, força e disposição para vocês! Um grande abraço..."

Simon Taylor, cartunista






"A luta dos trabalhadores é uma luta justa. E para garantir nossos direitos é necessário um sindicato forte e articulado, com a união e determinação de cada associado. Confio plenamente nos companheiros que estão dispostos a articular e pensar as pautas de nossa categoria nos próximos anos. Vamos lá, galera. Juntos somos mais fortes."

Joka Madruga, repórter-fotográfico







"A chapa encabeçada pelo companheiro Guilherme Carvalho merece e precisa do nosso apoio porque é integrada por profissionais que têm  compromisso efetivo com a categoria e com as mudanças que precisamos. Os desafios que esta chapa tem são grandes e vão muito além de defender os jornalistas do Paraná nas questões salariais. Caminham na direção da retomada da exigência da formação universitária para o exercício da profissão e, ainda, da luta por uma imprensa mais democrática e pluralista no nosso Estado. Por isso, nosso voto nesta chapa é tão importante. Não apenas para o bem estar dos jornalistas, mas de toda a sociedade paranaense. Pense nisso!"

Aurélio Munhoz, colunista da revista Carta Capital online, repórter da revista da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), assessor de Comunicação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), presidente da ONG Pense Bicho e integrante do Compa (Conselho Municipal de Proteção Animal de Curitiba).




"Há três anos, um grupo de jornalistas se dispôs a dar continuidade a uma ação surgida ainda no fim dos anos 1980, quando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná era comandado por um jornalista bastante questionado por suas ações, decisões e atitudes. Desde então, o Sindijor-PR é uma entidade que atua de forma inequívoca na defesa dos interesses da categoria, incentivando-a a ser uma classe de trabalhadores mais consciente de seus direitos. Nesse sentido, a chapa Juntos somos mais fortes surge para dar continuidade a uma forma de encarar o processo de defesa dos interesses dos jornalistas no Estado, assim como ampliar a sua atuação para outras fronteiras. Hoje, os jornalistas do Paraná podem ter certeza de que a entidade será comandada por um grupo que vai defender os interesses dessa coletividade de forma presente e independente, sempre respeitando aquilo que é melhor para a categoria. Por acreditar nisso, eu apoio a chapa Juntos somos mais fortes."

Márcio Rodrigues, atual presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná




"Precisamos manter a firmeza de propósitos. Por isso, não podemos mudar a forma de agir nas negociações e no contato com os patrões. Por isso, voto chapa 1"


Cristian Toledo, comentarista da Rádio 98 e apresentador da ÓTV






“Maravilha de chapa para a eleição do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, bela união de pessoal super engajado em questões sociais, sindicais e que não tenho dúvida vai potencializar as ações dos jornalistas paranaenses com as várias comunidades que se relacionam conosco, seja no mundo do trabalho, acadêmico ou das várias atividades comunitárias que sempre serão preocupações dos jornalistas. Olhar para os problemas dos jornalistas e além deles é fundamental. Estamos extremamente envolvidos em uma trama complexa de agentes sociais, desempenhamos como jornalistas uma função social fundamental para repensar a sociedade em quei vivemos. O Sindicato dos Jornalistas precisa atuar nessa direção, ampliando horizontes de atuação e envolvimento com a sociedade. Vejo na composição e nas bandeiras levantadas por este grupo, bastante renovado e ao mesmo tempo experiente, uma oportunidade excepcional de fazer crescer a ação dos jornalistas nas principais questões da comunidade. Também estou junto.”

Emerson Castro, ex-presidente do Sindijor-PR





“Eu apoio a Chapa Juntos Somos Mais Fortes! Ela é formada por camaradas que têm em comum o que é mais preciso para a nossa categoria: a vontade de nos defender e fortalecer frente aos constantes ataques e iniciativas de desvalorização dos quais rotineiramente somos alvo. Valorizar os jornalistas, defendendo os interesses da categoria, é valorizar (e resgatar) o verdadeiro Jornalismo. E Jornalismo de verdade fortalece e engrandece a democracia. O verdadeiro Jornalismo é libertador e emancipa toda a sociedade das amarras da desinformação e da ignorância.O fortalecimento da nossa representação profissional ultrapassa, de longe, aspectos meramente corporativistas. É, sobretudo, uma ação indispensável para a manutenção de uma sociedade mais justa, mais humana, menos opressora. Por isso é fundamental termos um Sindijor forte e atuante. Por isso é preciso e convencer todos os(as) nossos(as) colegas de categoria de que Juntos Somos mais fortes!”

Erik Feitosa, ex-repórter da Band News e Educativa, hoje jornalista do IFPR e assessor da Profª Josete





"Já participei por seis anos do dia-a-dia do Sindicato e conheço a complexidade desse desafio. É uma responsabilidade que exige pessoas preparadas, fortes e inteligentes. Por isso, apoio a Chapa 1 Juntos Somos Mais Fortes. Conheço há tempos o Guilherme, o Gustavo, a Maigue, o Célio, o Serápio, o Soler e o Fernando. E sei que são jornalistas comprometidos com nossa luta."

Silvio Rauth Filho, repórter do Jornal do Estado e ex-diretor do Sindijor-PR







"Depois de anos brigando por aumento real, a campanha Mobilizan mostrou que juntos somos mais fortes, e é isso que queremos daqui pra frente!"


Carlos Bório, editor da Tribuna do Paraná






“A Chapa 1 Juntos Somos Mais Fortes tem meu total apoio na eleição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná por combinar experiência e renovação em sua composição. Tenho convicção de que esta nova chapa vai dar continuidade à luta pela regulamentação da profissão e do jornalismo, frentes de combate prioritárias dos jornalistas brasileiros, assim como vai se empenhar para a conquista de melhores salários e condições de trabalho para os profissionais paranaenses.”

Davi Macedo, jornalista do Sindipetro Paraná e Santa Catarina






"A participação política é a única forma de transformar os jornalistas numa categoria profissional consciente de seu papel na sociedade, seja como trabalhadores, seja como cidadãos. Apoio a Chapa 1 Juntos somos mais fortes por acreditar que somente mobilizados é possível avançar nas conquistas, especialmente o respeito, que merecemos."

Silvia Calciolari, atual diretora para Professores e Estudante da gestão "Sindicato é uma questão de classe"





“Nos tempos atuais, a forma de se fazer jornalismo está sendo reinventada diariamente. Os avanços tecnológicos e o ritmo acelerado contribuem para turbinar a velocidade dessas mudanças. Como se fazia Jornalismo há algumas décadas todo mundo sabe. O que será do Jornalismo amanhã é algo praticamente impossível de se prever. Porém, o fortalecimento do Jornalismo hoje depende de profissionais sérios e de uma classe unida e organizada.”

Ceres Battistelli, jornalista e assessora de Imprensa







"Eu apoio a Chapa 1 Juntos somos mais fortes porque ela está alinhada com as conquistas e, principalmente, a manutenção dos direitos dos jornalistas paranaenses asseguradas pelas últimas gestões do Sindijor-PR. O candidato a presidente, Guilherme Carvalho, é o elo que faltava para inserirmos o nosso Sindicato às lutas dos trabalhadores paranaenses, acabando com o constrangedor isolamento dos jornalistas das demais classes. Mas, junto com o Guilherme, a chapa traz nomes importantes das principais redações do Estado, de todas as mídias, que estão por dentro das demandas específicas de nossa profissão. Além disso, a Chapa 1 inova e insere dentro de sua Diretoria Executiva, representantes do interior do Estado, aumentando a representatividade e a credibilidade do Sindijor-PR. Na certeza de que seguiremos avançando no lento e difícil processo de valorização dos jornalistas e sabendo que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, eu voto na Chapa 1."

Roger Pereira, repórter do Portal Terra e do Vanguarda Política



Também conhecem e apoiam a Chapa 1 Juntos Somos Mais Fortes:

Adélia Lopes, jornalista apoosentada, ex-Estado do Paraná, que dedicou sua vida ao jornalismo cultural • Adir Nasser Júnior, assessor de imprensa da APP-Sindicato • Adriana Czelusniak, repórter da Gazeta do Povo • Adriano Rima,  assessor de imprensa • Ana Bendlin, repórter da Tribuna do Paraná • Aurélio Munhoz, ex-diretor do Sindijor-PR • Ceres Battistelli, jornalista e assessora de imprensa • Claudio Stringari, jornalista na Central Press • Davi Macedo, jornalista do Sindipetro (PR/SC) • Diogo Tamoio, assessor da Unioeste e diretor do jornal Impacto Acadêmico • Elizabete Castro (Betinha), repórter do Vanguarda Política • Elson Faxina, jornalista da Secretaria de Estado da Justiça e professor da UFPR • Elza Oliveira, professora da Universidade Positivo • Emerson Castro, ex-presidente do Sindijor-PR • Erik Feitosa, ex-repórter da Band News e Educativa, hoje jornalista do IFPR e assessor da Profª Josete • Estela Matsumoto, jornalista de O Boticário • Euclides Lucas Garcia, repórter da Gazeta do Povo • Iloni Rodrigues, presidente da Associação dos Jornalistas de Cascavel • Izabel Tavares, jornalista da Izata Comunicação • James Alberti, jornalista da RPCTV • Evandro Fadel, repórter de O Estado de S.Paulo • Juliana Bannach, jornalista na Fiep • Júlio Tarnowski, jornalista na Rede Massa • Heliberton Cesca, repórter da Gazeta do Povo • Karlos Kohlbach, repórter da Gazeta do Povo • Lorena Nogarolli, jornalista na Central Press • Lorena Pellanda, repórter da Band News • Marcela Mendes, produtora da CBN • Marcos Rosa Filho, jornalista do PautaSJP.com • Márcio Rodrigues, atual presidente do Sindijor-PR • Maria Duarte, assessora do Ministério Público Estadual • Mário Messagi, ex-presidente do Sindijor-PR • Miguel Portela, repórter de O Paraná • Paulo Alexandre Oliveira, editor da Gazeta do Paraná • Paulo Porto Borges, repórter fotográfico e professor da Unioeste • Rafael Porto, repórter das rádios Transamérica e É-Paraná • Ralph Willians, coordenador do curso de Jornalismo da FAG • Rodolfo Stancki, repórter da Gazeta do Povo • Roger Pereira, repórter do Portal Terra e do site Vanguarda Política • Silvia Calciolari, assessora na Câmara dos Deputados • Silvio Rauth Filho, repórter do Jornal do Estado e ex-diretor do Sindijor-PR • Vinícius Boreki, repórter da Gazeta do Povo • Anderson Moreira • Denise Soares • Ednubia Ghisi • Hugo Kintanishi • Laura Schuhli • Janaína Moscal • Mariana Sanchez • Riquieli Capitani





* * *  Envie você também a sua mensagem de apoio, através da caixa de comentários abaixo ou pelo e-mal sindijorpr2012@hotmail.com  * * *


 

6 comentários:

  1. Só quem se interessou em algum momento pelos problemas da nossa profissão (que não são poucos) é que sabe o quão complexo é o exercício da luta pelos nossos direitos. Então, de cara, todo esse pessoal da chapa "Juntos Somos + Fortes" já está de parabéns pela disposição em continuar na batalha. Todo o meu apoio e desejo de muita sorte, força e disposição para vocês!
    Um grande abraço...
    Simon Taylor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Symon, realmente a batalha é grande, mas lutar é preciso, não é?

      Excluir
  2. A luta dos trabalhadores é uma luta justa. E para garantir nossos direitos é necessário um sindicato forte e articulado, com a união e determinação de cada associado.
    Confio plenamente nos companheiros que estão dispostos a articular e pensar as pautas de nossa categoria nos próximos anos.
    Vamos lá galera "Juntos somos mais fortes".

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com toda a certeza que apoio esta chapa. Vamos lutar sempre. Vamos lutar juntos para que a condição do profissional da imagem seja respeitada. Pode contar comigo sempre, e tenho certeza de que os colegas de diretoria da ARFOC-PR darão o apoio. Parabéns a todos por encarar este grande desafio...Mas, sem problemas... JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vendo os nomes dos profissionais que integram a chapa Junto Somos + Fortes, podemos ficar tranquilos, pois estaremos muito bem representados. A somatória de colegas que já fizeram parte do Sindicato e que têm mais tempo de estrada com os mais novos, deve realmente resultar numa força de experiência, conhecimento e idealismo. É importante a gente poder contar com o apoio de uma entidade representativa e poder juntos pensar e projetar o futuro tanto dos profissionais, quanto mercados e oportunidades.
    Boa sorte, pessoal!! Contem com meu voto e apoio!

    ResponderExcluir

Últimos posts

Qual o principal problema dos jornalistas paranaenses atualmente?